quarta-feira, 9 de abril de 2008

Parceria no Vale do Paraíba

O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe/MCT) e a Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental de São Paulo (Cetesb) assinaram um convênio para monitorar a qualidade da água no rio Paraíba do Sul por meio de cinco plataformas de coleta de dados (PCDs). O sistema é operado por satélites.

Segundo o Inpe, o convênio representa uma oportunidade de avanço nos estudos e coleta de informações relacionadas às mudanças ambientais conseqüentes da ocupação urbana e da exploração dos solos. Os dados obtidos deverão permitir a elaboração de modelos de funcionamento da bacia hidrográfica do Paraíba, que corta um dos principais pólos industriais e tecnológicos paulistas, além de cidades do Rio de Janeiro como Volta Redonda e Resende.
O objetivo é coletar dados hidrometeorológicos sobre precipitação e nível do rio, para medidas de vazão, e alguns parâmetros de qualidade das águas, como acidez, turbidez (coloração), condutividade e oxigênio dissolvido.

As medições deverão ser feitas a cada dez minutos. O monitoramento, praticamente em tempo real, permite a fiscalização pela Cetesb do despejo de efluentes proibidos ou com qualidade fora dos padrões. O sistema permitirá traçar cenários futuros para subsidiar planejamento de uso dos solos e dos recursos hídricos. O monitoramento também possibilita a emissão de alertas de poluição das águas para ações de contenção de danos ambientais.

Fonte: Agência Fapesp

Nenhum comentário: