terça-feira, 29 de abril de 2008

Integração e participação


Fábio de Castro

Pesquisadores da Faculdade de Saúde Pública (FSP) da Universidade de São Paulo (USP) acabam de lançar o livro Promoção da Saúde e Gestão Local, cujo objetivo é divulgar estudos relacionados à gestão pública na área de saúde, numa perspectiva integrada e participativa. A obra toma como referência a iniciativa Cidades Sustentáveis, fomentada pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

O livro, que divulga seis estudos realizados por pesquisadores do Centro de Pesquisas e Documentação em Cidades Saudáveis (Cepedoc) da FSP, foi organizado pela professora da Faculdade de Medicina de Jundiaí Rosilda Mendes e pelo sociólogo Juan Carlos Aneiros Fernandez, doutorando da FSP. Ambos são pesquisadores do Cepedoc. “O Cepedoc atua em vários projetos de pesquisa e intervenção, promovendo processos que viabilizem políticas públicas participativas integradas e a formação de lideranças visando à eqüidade e qualidade de vida. O livro reúne temas trabalhados pelo centro no decorrer dos últimos anos”, disse Fernandez à Agência FAPESP.

De acordo com ele, os pesquisadores contribuíram com o livro a partir de pesquisas específicas feitas em cada uma das linhas abordadas pelo Cepedoc, traçando um amplo panorama em torno do eixo da gestão na cidade. “Poucos trabalhos enfocam a cidade na promoção da saúde. A maioria tem foco em doenças, sistemas de saúde, unidades de saúde ou serviços de saúde. Nós procuramos abordar, sempre pensando na cidade, o desenvolvimento dos serviços de saúde voltados para a melhora da qualidade de vida, além de tratar das formas pelas quais gestores e cidadãos podem participar desse processo”, afirmou.

Fernandez afirma que a proposta que está por trás do livro – e que é a origem do centro – é a inciativa Cidades Saudáveis, uma agenda lançada pela OMS que tem como pressuposto a gestão integrada de políticas de cultura, saúde e educação. “O eixo central do trabalho é a participação social e a gestão participativa voltadas para a busca de eqüidade e diminuição das desigualdades existentes, construindo propostas de gestão que sejam sustentáveis do ponto de vista ambiental e político – isto é, que ultrapassem as mudanças partidárias ao longo do tempo, configurando uma política de Estado”, declarou.

Segundo Rosilda, o livro é resultado de um trabalho coletivo de muitos anos. “Ele traz uma visão geral da construção das nossas ações. Os capítulos todos se conectam, já que estamos tratando da promoção da saúde e de qualidade de vida nas cidades”, disse. A pesquisadora afirma que a obra era uma demanda dos profissionais da saúde e gestores locais que vivem em suas experiências cotidianas os problemas presentes nas cidades. “A idéia é que o livro vá potencializar essas discussões, incentivando uma abordagem integrada das políticas públicas. O ponto fundamental é fazer a conexão entre todas as abordagens diferentes da saúde na cidade”, afirmou Rosilda.

O público-alvo são gestores e estudantes do tema, de acordo com a pesquisadora. “Isso está conectado com uma proposta mais ampla: vamos fazer agora uma plataforma para um curso de promoção da saúde para gestores municipais do país todo. O livro é uma base de dados para aprofundarmos a quesão da cidade, contribundo para a pesquisa no setor”, disse. A obra reúne seis pesquisas: “Promoção da saúde e qualidade de vida”, “Gestão local e políticas públicas para a qualidade de vida”, “Participação social e cidadania em movimentos por cidades saudáveis”, “Intersetorialidade: reflexões e práticas”, “Território: potencialidades na construção de sujeitos” e “Descentralização: cálculo e axioma”.

  • Promoção da Saúde e Gestão Local
  • Organizadores: Juan Carlos Aneiros Fernandez e Rosilda Mendes.
  • Preço: R$ 18
Fonte: Agência Fapesp

Nenhum comentário: