segunda-feira, 19 de maio de 2008

EUA: cidade é 1ª totalmente abastecida por energia eólica

Usinas nucleares, termelétricas, hidrelétricas, todas prejudicam de alguma forma o meio ambiente, além de possuírem altos custos de produção. Energias chamadas "limpas", como a solar e a eólica, são um bom negócio para quem quer economizar e cuidar do meio ambiente. A cidade de Rock Port, no Missouri, Estados Unidos, com 1,3 mil habitantes, declarou-se independente e produz toda a energia que precisa com o vento.

Instaladas na Loess Hill Wind Farm, quatro turbinas de vento de 1.25 megawatts podem produzir até 16 gigawatts hora (16 milhões de kilowatts hora) por ano, noticiou o site Slashdot. O recorde de consumo da cidade pelos seus residentes, até hoje, foi de 13 gigawatts hora em um ano. São apenas 1.316 habitantes, mas agora fazem parte da primeira cidade sustentada pela energia eólica na América. O noroeste do Missouri, aonde fica Rock Port, é realmente uma área propícia para o uso da energia eólica, já que possui ventos de até 15 km/h.

A população aprovou a iniciativa. Como Kim Bunton, que afirmou ao site Komu: "Meu marido trabalha no ramo do petróleo, mas está tudo bem, pois estamos excitados por termos energia eólica por aqui. Como americanos, devemos ser mais independentes". Eric Chamberlain, diretor do projeto e também nascido e criado em Rock Port fala que "é um bom negócio para a energia renovável e é um bom negócio para a independência de energia. Estamos celebrando o fato de que a cidade produz mais energia do que consome, e isso nunca havia sido feito antes".

A energia eólica não é gratuita, mas o prefeito da cidade, Jo Stevens, garante que seu custo é muito mais baixo do que qualquer outro método tradicional, embora não detalhe valores.

Fonte: Magnet

Nenhum comentário: