quarta-feira, 30 de julho de 2008

MPF denuncia ex-proprietário de "bois piratas" por desmatamento

Luana Lourenço

Depois de perder cerca de 3 mil cabeças de gado da raça nelore, que serão leiloados pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) na próxima terça-feira (5), o ex-proprietário dos chamados “bois piratas”, Lourival Novaes Medrado dos Santos, terá que responder ação criminal, apresentada hoje (30) pelo Ministério Público Federal (MPF). O MPF no Pará encaminhou à Justiça Federal ação em que o fazendeiro é acusado pela destruição de 5 mil hectares de floresta na Estação Ecológica Terra do Meio, região central do estado.

De acordo com o procurador da República Alan Rogério Mansur Silva, autor da ação, foram destruídos 50,4 quilômetros quadrados de floresta nativa, área equivalente a 25 vezes o território do Principado de Mônaco, na Europa. A ação de hoje complementa uma série de denúncias do MPF contra Medrado dos Santos e outros fazendeiros, que ocupavam irregularmente a Estação Ecológica da Terra do Meio, e que resultaram em determinações judiciais de desocupação do local. Em junho, a região foi alvo da Operação Boi Pirata do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), que resultou na apreensão do rebanho.

O procurador pede a condenação de Medrado dos Santos por dano a uma unidade de conservação. A pena para o crime pode chegar a cinco anos de reclusão.

Fonte: Agência Brasil

Nenhum comentário: