terça-feira, 19 de agosto de 2008

Desmatamento na Amazônia registra redução de 18%

Inpe divulga resultados consolidados do Prodes 2007

O desmantamento na Amazônia Legal de 2006-2007 registrou uma redução de 18% em relação a taxa medida no período 2005-2006. Os dados foram divulgados hoje (19) pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe/MCT), que concluiu o levantamento do desmatamento na Amazônia Legal, realizado pelo Projeto de Monitoramento do Desflorestamento na Amazônia Legal (Prodes).

O resultado final, obtido pela análise de 213 imagens Landsat complementadas por imagens CCD/Cbers, Spot e DMC em áreas nubladas, computou o total de 11.532 km2 de desflorestamento na Amazônia Legal. Este resultado atualiza a estimativa de 11.224 km2 divulgada em novembro de 2007, produzida com base na análise das 74 imagens que apresentaram maiores taxas de desmatamento no período anterior e que permitiram a estimativa em novembro com 2,7% de diferença para menos em relação ao valor definitivo.

O Prodes é uma das ações do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) no Grupo Permanente de Trabalho Interministerial para a Redução dos Índices de Desmatamento na Amazônia Legal. Os mapas das áreas de desflorestamento e tabelas utilizadas no cálculo da taxa anual aqui na página do Prodes.

A tabela abaixo apresenta a participação de cada Unidade Federativa na taxa de desmatamento da Amazônia Legal, em km2/ano.

Fonte: Inpe

Nenhum comentário: