terça-feira, 2 de dezembro de 2008

Conferência discute a Amazônia: da gestão de águas aos produtos madeireiros e não-madeireiros

A ecologia, a gestão de águas, o manejo de organismos aquáticos e a recuperação de áreas degradadas na Amazônia, além do estudo em torno de produtos madeireiros e não-madeireiros, serão os temas discutidos durante a Conferência do Subprograma de Ciência e Tecnologia Fase II, que acontece entre os dias 01 e 04 de dezembro, em Belém, organizada pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e o Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), em parceria com o Ministério do Meio Ambiente (MMA), o Banco Internacional para a Reconstrução e o Desenvolvimento (BIRD) e a United States Agency for International Development (USAID).

A Conferência terá apresentação dos resultados finais e integração das 11 sub-redes, que abrangem 52 projetos de pesquisa e oito projetos de divulgação científica, além de outros subprogramas e projetos do Programa Piloto para Proteção das Florestas Tropicais do Brasil (PPG7). Durante a Conferência, acontecerão mesas-redondas para apresentação dos resultados das pesquisas para subsidiar o uso sustentável e a conservação da Amazônia.

O evento contará com a presença da vice-presidente do CNPq, Wrana Panizzi, do diretor de Programas Temáticos e Setoriais da agência, José Oswaldo Siqueira, da coordenadora do PPG7 no MMA, Nazaré Soares, da representante da Secretaria de Políticas e Programas de Pesquisa e Desenvolvimento do MCT, Maria Luiza Brás Alves, coordenadores dos projetos, gestores públicos, pesquisadores, educadores e público em geral.

Pesquisas de ponta

Nos meses de setembro e outubro, foram realizadas quatro reuniões de avaliação das sub-redes de pesquisa que compõem o programa. Nesta fase, os projetos encontravam-se em consolidação de resultados que serão apresentados durante a Conferência.

Segundo o consultor Maurício Amazonas, da Universidade de Brasília, que participou do processo de avaliação, os resultados estão bastante promissores. “Estamos vendo pesquisas de ponta, grupos de excelência muito qualificados, e isso vai gerar um banco de dados muito grande para a Amazônia”, ressaltou.

Para a coordenadora de gestão de ecossistemas do MCT, Maria Luiza Braz Alves, os resultados alcançados, que serão mostrados pela primeira vez à comunidade científica, deverão ser muito comemorados. “É importante que, mesmo após o encerramento desses trabalhos, sejam originadas sínteses dos resultados alcançados para serem disponibilizados aos tomadores de decisão, para que outros editais como esse sejam elaborados no futuro. Os trabalhos estão integrados, por grupos consolidados e grupos emergentes da região, portanto temos que nos esforçar para manter esses grupos", declarou.

Etapa do Subprograma

A Fase II do Subprograma de Ciência e Tecnologia, do PPG7, aconteceu sob a coordenação geral do MCT e a coordenação executiva do CNPq, e visou promover e disseminar as pesquisas científicas e tecnológicas em áreas relevantes do conhecimento, para contribuir ao desenvolvimento sustentável da Região Amazônica. Sua constituição baseou-se em três componentes: os projetos de pesquisa em temas estratégicos; a divulgação de informações e resultados das pesquisas; e o gerenciamento, monitoramento e avaliação do programa.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social do CNPq

Nenhum comentário: