A Conferência terá apresentação dos resultados finais e integração das 11 sub-redes, que abrangem 52 projetos de pesquisa e oito projetos de divulgação científica, além de outros subprogramas e projetos do Programa Piloto para Proteção das Florestas Tropicais do Brasil (PPG7). Durante a Conferência, acontecerão mesas-redondas para apresentação dos resultados das pesquisas para subsidiar o uso sustentável e a conservação da Amazônia.
O evento contará com a presença da vice-presidente do CNPq, Wrana Panizzi, do diretor de Programas Temáticos e Setoriais da agência, José Oswaldo Siqueira, da coordenadora do PPG7 no MMA, Nazaré Soares, da representante da Secretaria de Políticas e Programas de Pesquisa e Desenvolvimento do MCT, Maria Luiza Brás Alves, coordenadores dos projetos, gestores públicos, pesquisadores, educadores e público em geral.
Pesquisas de ponta
Segundo o consultor Maurício Amazonas, da Universidade de Brasília, que participou do processo de avaliação, os resultados estão bastante promissores. “Estamos vendo pesquisas de ponta, grupos de excelência muito qualificados, e isso vai gerar um banco de dados muito grande para a Amazônia”, ressaltou.
Para a coordenadora de gestão de ecossistemas do MCT, Maria Luiza Braz Alves, os resultados alcançados, que serão mostrados pela primeira vez à comunidade científica, deverão ser muito comemorados. “É importante que, mesmo após o encerramento desses trabalhos, sejam originadas sínteses dos resultados alcançados para serem disponibilizados aos tomadores de decisão, para que outros editais como esse sejam elaborados no futuro. Os trabalhos estão integrados, por grupos consolidados e grupos emergentes da região, portanto temos que nos esforçar para manter esses grupos", declarou.
Etapa do Subprograma
Fonte: Assessoria de Comunicação Social do CNPq
Nenhum comentário:
Postar um comentário