segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Guia reúne informações sobre espaços de popularização da ciência


Zoológicos, jardins botânicos, planetários, aquários, museus de história natural e outros locais dedicados à divulgação científica: contribuir para que estes espaços sejam valorizados e mais bem conhecidos é o principal objetivo do guia Centros e museus de ciência do Brasil 2009, que foi lançado nesta sexta-feira (23/10), no Armazém Científico. Produzido pela Associação Brasileira de Centros e Museus de Ciência, a Casa da Ciência da UFRJ e o Museu da Vida da Fiocruz, o livro reúne dados sobre 190 espaços espalhados por todas as regiões do país. Traz, ainda, informações sobre os projetos do Ciência Móvel, com seus veículos itinerantes de popularização da ciência, e as associações do setor, entre elas a Associação Brasileira de Jornalismo Científico.

Para cada centro ou museu de ciência, o guia fornece um breve histórico, a descrição do espaço e um resumo das principais atrações, além de informar endereço, telefone, página na internet, e-mail e horários de visitação. O Jardim Botânico de Brasília, com orquidário e herbário; o Parque Viva a Ciência de Santa Catarina, com brinquedos educativos ao ar livre; o Museu Antropológico de Goiás, com rico acervo documental; o Zoológico Bosque Guarani do Paraná, com 21 recintos de animais silvestres; a Usina Ciência de Alagoas, com shows de química e física; o Museu Oceanográfico de São Paulo, com Sala de Aquários, que simula uma gruta com aquários marinhos; o Bosque da Ciência do Amazonas, com seu tanque de peixe-boi, viveiro de ariranha e jacarés; e a Casa da Descoberta do Rio de Janeiro, com experimentos interativos de biologia e matemática e Clube da Computação: o livro oferece uma rica gama de opções que combinam educação, cultura e lazer.

O número de centros e museus de ciência registrou um crescimento significativo a partir da década de 1990. “Enquanto na década de 1980 os dedos da mão eram mais do que suficientes para contar os centros e museus interativos do país, em 2005, na primeira versão deste guia, o número chegou a várias dezenas”, diz a apresentação da nova edição da obra. Contudo, ainda há muito trabalho a ser feito para reduzir as desigualdades entre as regiões brasileiras: dos 190 espaços registrados no guia, 112 ficam no Sudeste e 41 no Sul; Nordeste, Norte e Centro-Oeste respondem por apenas 26, 6 e 5 das instituições apresentadas no livro, respectivamente.

O guia é gratuito. Para saber como adquirir um exemplar, basta escrever para o e-mail nestudos@coc.fiocruz.br. E, se você conhece ou trabalha em algum centro ou museu de ciência que não consta no livro, escreva para secretaria@abcmc.org.br, para que seja incluído na próxima versão do livro.

Fonte: Fiocruz

Nenhum comentário: