terça-feira, 8 de dezembro de 2009

Fraude contra a COP?

Por Thays Prado, de Copenhague

No final do mês passado, e-mails do IPCC – Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas, desde 1996, vazaram na internet. Hackers invadiram os computadores da Universidade de East Anglia, na Inglaterra, um dos centros de referência em pesquisas sobre o clima. Para os céticos, entre as informações que circularam via web, havia provas de que o grau de certeza dos cientistas em relação ao fato de que o aquecimento global é causado por seres humanos não era assim tão grande.

O assunto é sério, afinal, toda a negociação aqui em Copenhague, na COP-15, é baseada nas informações científicas dos cerca de 2.100 cientistas que compõem o IPCC. O mundo discute quanto cada país deve cortar em termos de emissões justamente porque há a evidência científica de que nós estamos acelerando o aquecimento global e provocando as mudanças climáticas. Se esse pré-requisito não fosse mais verdade, o trabalho de 15 anos de Convenção, especialmente para reduzir as emissões de carbono, iria por água abaixo.

Ontem, o assunto voltou à tona na plenária de abertura da COP e a presidente Connie Hedegaard observou que, ainda que os dados sobre aquecimento global fossem falsos, isso não invalidaria o fato de que seremos cerca de 9 bilhões de pessoas na metade do século e de que precisamos encontrar meios de nos desenvolver de forma sustentável.

Hoje, Rajendra Pachauri, o presidente do IPCC, conversou comigo e outros cinco jornalistas por alguns minutos. Ele disse que os procedimentos do IPCC são tão sérios que uma manipulação de dados jamais poderia acontecer.  Para Pachauri, o episódio é, obviamente, uma tentativa de fraude contra a COP15. “O único problema , na verdade, é descobrir quem roubou esses e-mails, porque isso é, obviamente, parte de um plano para invalidar as negociações sobre o clima”.

Veja o vídeo:



Fonte: Planeta Sustentável

Nenhum comentário: