terça-feira, 8 de dezembro de 2009

Mudanças no clima afetam saúde mundial

OMS alerta para evidências que mostram o impacto das alterações climáticas na vida das pessoas; eventos catastróficos associados ao aquecimento global trazem riscos para a saúde, por exemplo, porque afetam o abastecimento de água e alimentação.

Daniela Traldi, da Rádio ONU em Nova York.

São cada vez maiores as evidências que revelam que as atividades humanas estão afetando o clima no mundo, com sérias implicações para a saúde pública.

A conclusão é da Organização Mundial da Saúde, OMS, em comunicado emitido nesta segunda-feira, dia da abertura da Conferência da ONU sobre Mudança Climática, que acontece em Copenhague.

Novos Padrões

A OMS cita que eventos climáticos catastróficos associados ao aquecimento global trazem riscos para a saúde porque afetam o abastecimento de água e alimentação, criam novos padrões de surtos de doenças infecciosas e outros males relacionados às mudanças no ecossistema.

O clima e o tempo, segundo a agência da ONU, já exercem forte influência sobre a saúde, com mortes resultantes de ondas de calor e desastres naturais, e provocam diferenças em doenças transmitidas por vetores, como a malária.

A diretora-geral da Organização Mundial da Saúde, Margaret Chan, afirma que a continuação nas alterações climáticas irá afetar de maneira profunda e adversa alguns determinantes fundamentais, como a água, o ar e a alimentação.

Capacidade

De acordo com Chan, áreas com fraca infra-estrutura de saúde, a maioria em países em desenvolvimento, serão menos capazes de lidar com o problema se não tiverem ajuda.

A Conferência da ONU sobre Mudança Climática vai até 18 de dezembro na Dinamarca.

Nenhum comentário: