segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

Futebol se une no combate às mudanças climáticas

Dezessete nações que participam da Copa do Mundo do ano que vem na África do Sul vão compensar emissões de gases geradas pela ida das equipes ao evento; as viagens internacionais de espectadores e dos times devem contribuir com mais de 67% das emissões totais da competição.

Por Daniela Trudi

O Programa das Nações Unidas para o Meio-Ambiente, Pnuma, anunciou nesta segunda-feira, dia da abertura oficial da Conferência da ONU sobre Mudança Climática, um acordo com 17 seleções de futebol mundiais. Os países se comprometeram a compensar as emissões de carbono resultantes das viagens oficiais para a Copa do Mundo de 2010 na África do Sul.

Equipes
Os times são o Brasil, Camarões, Chile, Côte d´Ivoire, Inglaterra, Grécia, Itália, Japão, Coréia, Holanda, Nova Zelândia, Nigéria, Sérvia, Estados Unidos, Uruguai e a África do Sul.
Segundo o Pnuma o enfoque no transporte é fundamental. As viagens internacionais de espectadores e das equipes devem contribuir com mais de 67% das emissões totais previstas para a Copa.

O diretor-executivo da agência da ONU, Achim Steiner, disse que as nações do futebol representam milhões, talvez bilhões de fãs, e que elas contam como embaixadoras do meio-ambiente num dos maiores eventos do calendário.

Financiamento

O Pnuma anunciou também um outro acordo em parceria com a Organização Global do Meio-Ambiente, GEF, que prevê um pacote de financiamento de U$ 1 milhão, cerca de R$ 1,7 milhão, que será usado para garantir que a Copa do Mundo tenha um impacto sustentável a longo prazo no país.
O projeto irá ajudar seis cidades-sede da África do Sul a reduzirem o consumo de energia com a instalação de lâmpadas de rua, semáforos e outdoors movidos a energia solar e que tenham eficiência energética.
Os recursos serão destinados ainda para o transporte público, aproveitamento de águas pluviais, reciclagem e o plantio de árvores em áreas como Pretoria, Johanesburgo e Cidade do Cabo.

Fonte: Rádio ONU

Nenhum comentário: