segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

Pesquisadores da Ensp/Fiocruz vão monitorar hospitais brasileiros

Pesquisadores do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz) com a colaboração da Escola Nacional de Saúde Pública (Ensp/Fiocruz) querem implantar uma metodologia de monitoramento de eventos adversos, em 2010. O modelo deve ser o mesmo aplicado na Espanha que já vem sendo usado em diferentes países da América Latina. Serão investigados os problemas decorrentes do cuidado prestado a pacientes internados em dez hospitais brasileiros.

O estudo Investigação brasileira de eventos adversos em hospitais (Ibeah) conta com a participação dos pesquisadores Walter Mendes e Mônica Martins. De acordo com pesquisador do Departamento de Administração e Planejamento em Saúde, Walter Mendes, evento adverso é definido por qualquer evento ou complicações indesejadas oriundas do cuidado prestado aos pacientes.

Os hospitais que serão contemplados na pesquisa ainda não estão decididos, mas já se sabe que em cada uma das dez unidades de saúde selecionadas serão treinados dois enfermeiros e dois médicos para a aplicação do instrumento. O estudo, que tem a coordenação da pesquisadora do Icict/Fiocruz Claudia Travassos, conta também com Walter Mendes e Mônica Martins, da ENSP, e a doutoranda em epidemiologia do Instituto de Medicina Social da Uerj e bolsista do Icict Ana Luiza Braz Pavão.

Leia mais no Informe Ensp.

Fonte: Fiocruz

Nenhum comentário: