segunda-feira, 31 de maio de 2010

Ônibus movido a hidrogênio com tecnologia nacional é lançado pela Coppe/UFRJ

Da Agência Faperj
O primeiro ônibus a hidrogênio do Brasil com tecnologia 100% nacional foi lançado, no dia 26 de maio (quarta-feira), em evento realizado no Rio de Janeiro. O veículo, desenvolvido pelo Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia (Coppe/UFRJ) em parceria com a Fetranspor e com as secretarias municipal e estadual de transportes, circulará nas ruas do Rio a partir do segundo semestre de 2010.

O lançamento reuniu dirigentes de empresas privadas e estatais, representantes de governo e de instituições financeiras, entre outros agentes necessários para que o projeto seja viabilizado, modernizando o transporte da cidade e tornando o meio ambiente mais limpo e sustentável. Considerado a evolução do transporte urbano, o ônibus conta com financiamento da FAPERJ, Finep, Petrobras e CNPq. O veículo, com tamanho e aparência iguais de um ônibus urbano convencional (vista lateral de 12,5m), tem piso baixo, ar-condicionado, espaço para embarque de deficientes físicos e autonomia para rodar até 300 quilômetros.

É movido a energia elétrica, obtida através de uma tomada ligada na rede e complementada com energia produzida a bordo, por uma pilha alimentada com hidrogênio. Isso significa um veículo silencioso, com eficiência energética muito maior que a dos ônibus convencionais a diesel e com emissão zero de poluentes. O que sai de seu cano de descarga é apenas vapor de água, tão limpo que, se condensado, resultaria em água para consumo. Seu pioneirismo está no fato de terem sidos desenvolvidos no Brasil todos os equipamentos e subsistemas tecnológicos importantes para esta aplicação.

O sistema de tração elétrica oferece partidas e deslocamentos suaves e permite otimizar o seu desempenho em função do ciclo de rodagem. Este é o primeiro de uma série de três ônibus desenvolvidos pelo Laboratório de Hidrogênio da Coppe para um programa da Secretaria de Estado de Transportes. O segundo ônibus será elétrico híbrido a álcool e o terceiro exclusivamente elétrico. Mais informações: http://www.coppe.ufrj.br/

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