segunda-feira, 24 de maio de 2010

População mundial de peixes está em perigo

Levantamento da FAO mostra que ecossistemas marinhos continuam em deterioração; conferência em Nova York reúne países para revisar acordo que trata da conservação e utilização sustentável de espécies migratórias.

Por Daniela Traldi, da Rádio ONU em Nova York.

Uma conferência de cinco dias na sede da ONU em Nova York deve discutir a revisão da implementação de um acordo de 1995 que estabeleceu um regime jurídico para a conservação a longo prazo e utilização sustentável de espécies migratórias de peixes.

O encontro teve início nesta segunda-feira com o alerta de que 3/4 da população mundial de peixes está em perigo e próxima ao esgotamento enquanto os ecossistemas marinhos continuam em deterioração. Os dados são da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação, FAO.

Pesca Excessiva
Segundo o subsecretário adjunto de Oceanos e Pescas dos Estados Unidos, David Balton, presidente da conferência, os principais temas do evento serão a pesca excessiva, os efeitos sobre o ambiente marinho e a necessidade de assistência aos países em desenvolvimento.

As nações também terão oportunidade para considerar novas medidas para reforçar o acordo sobre o tema. O documento, que entrou em vigor em 2001 e tem 77 Estados partes, abrange espécies migratórias que se deslocam por longas distâncias, como atuns e tubarões oceânicos.

O acordo inclui ainda espécies de peixes dentro da zona econômica de Estados costeiros, como bacalhau e lulas.

A conferência é aberta a todos os países e deve rever progressos sobre o tema desde 2006, ano da última revisão.

Nenhum comentário: