terça-feira, 18 de maio de 2010

Relatório sobre amianto prevê proibição de uso por indústrias

Por Agência Câmara

Reportagem do Câmara Hoje destaca que um grupo de trabalho da Comissão de Meio Ambiente da Câmara preparou um relatório que recomenda a proibição do uso do amianto na indústria brasileira. A inalação do pó do mineral pode causar várias doenças. A Organização Mundial de Saúde classifica o material entre aqueles reconhecidamente cancerígenos.

Entre as principais doenças relacionadas ao amianto estão a asbestose, uma espécie de fibrose que leva à diminuição da capacidade respiratória, causada pela deposição de fibras de amianto nos alvéolos pulmonares. O mesmo processo pode levar ao câncer de pulmão. Os cânceres de laringe, do trato digestivo e de ovário também estão relacionados à exposição ao amianto.

Os deputados que defendem o banimento seguem uma tendência mundial. Mais de 50 países já proíbem o uso do composto mineral, muito utilizado na fabricação de telhas e caixas d´água. Mas há parlamentares que são contra a proibição. O deputado Carlos Alberto Leréia (PSDB-GO) mora em Minaçu, no norte de Goiás, onde funciona a única mina hoje em atividade. Para ele, a medida atende a interesses econômicos de empresas multinacionais. O deputado defende o respeito às normas trabalhistas para garantir a segurança dos empregados do setor.

Um comentário:

Tbotafogo disse...

Com certeza há uma confusão muito grande entre o amianto e a maneira utilizada há 50 anos e o de hoje. O amianto utilizado antigamente era o anfibólio, o que já está proibido no mundo todo. Hoje, a mina em Minaçu que explora o amianto é responsável pela extração do amianto crisotila. Tem um artigo muito legal no site crisotila.
http://www.crisotilacomcerteza.com.br/?p=276
Não importa qual o assunto, precisamos nos informar para depois defendermos opiniões.
Abraços a todos,
Thiago