segunda-feira, 7 de junho de 2010

Empresas de petróleo e ONGs em conflito

Há cerca de dez anos a antiga British Petroleum adotou o slogan “Beyond Petroleum” (Além do petróleo) e declarou sua dedicação à causa de energias alternativas

Muitas ONGs passaram a colaborar com os programas da empresa, e a aceitar contribuições dela. Agora que a BP é a responsável pelo maior vazamento de petróleo da história, e que fica claro que ela não seguiu todas as regras e recomendações de segurança, os relacionamentos estão ficando estressados.

Entidades famosas como Nature Conservancy, Conservation International e Environmental Defense Fund se envolveram intimamente com a empresa, aceitando doações e chegando até a nomear executivos da BP para seus conselhos. Agora os membros dessas ONGs estão cobrando explicações da direção.

Muitas empresas famosas têm colaborado com ONGs para melhorar seu desempenho em relação ao meio ambiente. A McDonald’s colaborou com uma para criar embalagens mais sustentáveis e com outra para parar de usar soja de áreas desmatadas da Amazônia. A Coca-Cola fez projetos para diminuir o consumo de água. Agora algumas ONGs estão arrependidas de terem aceito dinheiro de empresas privadas.

Nenhum comentário: