terça-feira, 17 de agosto de 2010

Ibama apreende quase 43 m³ de xaxim irregular em Santa Catarina

Gilberto Feldhaus/Ibama/SC

Por Badaró Ferrari, da Ascom Ibama/SC

O Ibama de Santa Catarina, por meio de sua Unidade Avançada de Caçador, Meio Oeste de Santa Catarina, apreendeu 42,854 m³ de xaxim (Dicksonia selowiana) in natura e em vasos prontos para serem vendidos, em uma empresa localizada no município de Santa Cecília, no Planalto Norte catarinense. O crime ambiental vinha sendo praticado havia seis meses.

Em parceria com a Polícia Federal de Lages/SC, os agentes ambientais do Ibama apreenderam um trator, uma motosserra, além de embargar a empresa e interditar suas atividades. Três autos de infração foram lavrados, o que resultou em multas que ultrapassam os 28, 8 mil.

Entre as irregularidades cometidas pela empresa havia funcionamento sem licença, estoque irregular de xaxim e corte de árvores nativas ameaçadas de extinção, sem a permissão do Ibama. Uma das áreas de floresta nativa de onde era extraído o xaxim apreendido foi encontrada pelos agentes ambientais federais.

O chefe da Unidade Avançada do Ibama em Caçador/SC, Gilberto Feldhaus, alerta as pessoas para o risco de prisão, processo criminal, processo administrativo, além de multas pesadas para quem comete crimes ambientais. Ele lembra que por meio da Linha Verde 0800618080 o cidadão pode fazer denúncias de irregularidades cometidas contra o meio ambiente. As ligações são gratuitas e o denunciante não precisa se identificar.

Nenhum comentário: