quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Implantação de fitoterapia no SUS é tema de seminário

Da UFJF

Nos dias 10 e 11 de setembro será realizado o “Seminário sobre fitoterapia na atenção básica à saúde”, do Instituto de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Juiz de Fora (ICB/UFJF). O evento acontece no Anfiteatro A do ICB e é voltado para estudantes e profissionais da área de saúde de Juiz de Fora e região. A inscrição é gratuita e pode ser feita no primeiro dia do evento.


De acordo com o coordenador do seminário, professor Daniel Pimenta, o principal objetivo é promover a troca de experiência entre programas de fitoterapia já usados em algumas cidades do Brasil com o programa em fase de discussão em Juiz de Fora. A implantação da ‘Farmácia Viva’, voltada para a manipulação e distribuição de medicamentos produzidos a partir de plantas medicinais, no Sistema Único de Saúde (SUS), também será debatida.

A programação conta com palestras, mesas-redondas e debates. Entre os palestrantes convidados estão profissionais da área de saúde dos municípios de Fortaleza (CE), Betim (MG), Brasília (DF), Ipatinga (MG) e Belo Horizonte (MG). Eles irão apresentar o modelo do programa de fitoterapia implantado nessas cidades. Também estará presente no evento o representante do Departamento de Assistência Básica do Ministério da Saúde, Ângelo Giovani Rodrigues.

Pimenta espera que o encontro possa ampliar a discussão do tema dentro da universidade e atrair mais parcerias. “A expectativa é de efetivarmos mais convênios, parcerias com empresas de Juiz de Fora para a implantação da fitoterapia responsável”, ressalta. O seminário faz parte da ação extensionista “Produção de Plantas Medicinais e Fitoterapia”, aprovada no Programa de Apoio à Extensão Universitária (Proext 2009).

Os interessados em participar devem se inscrever no local do evento, entre 17h e 18h, no dia da abertura do seminário. As vagas são limitadas. Todos os inscritos que tiverem 100% de frequência receberão certificados emitidos pela Pró-reitoria de Extensão e Cultura (Proexc).

Outras informações: (32) 2102-3207 – Departamento de Botânica/UFJF



Nenhum comentário: