sexta-feira, 18 de março de 2011

"Andando nas nuvens: Introdução ao uso das tecnologias interativas na educação, pesquisa, gestão e saúde e noções de computação em nuvem"


A partir de segunda-feira, 21 de março, estarão abertas as inscrições para o curso de atualização "Andando nas nuvens: Introdução ao uso das tecnologias interativas na educação, pesquisa, gestão e saúde e noções de computação em nuvem". Promovido pelo Núcleo de Experimentação Tecnológica (Next/Icict) da Fiocruz, o curso pretende demonstrar as possibilidades de implementação de tecnologias interativas em ambientes de ensino e pesquisa, em particular na área da saúde. Esta primeira edição do curso tem o caráter de experimentação com o objetivo de sua consolidação como curso permanente.
O curso é gratuito e tem carga horária de 76 horas, sendo 60 horas à distância e 16 horas presenciais.

Mais informações podem ser obtidas pelos telefones 3882-9033 / 9063 e endereço eletrônico: gestaoacademica@icict.fiocruz.br

As inscrições serão feitas pelo site da Plataforma SIGA (www.sigals.fiocruz.br), seguindo os links: inscrição > a distância > atualização > Icict > Andando nas Nuvens – 2011/Sede. O candidato deverá seguir as orientações disponíveis no link e efetuar sua inscrição

Sobre o NEXT

O Núcleo de Experimentação de Tecnologias Interativas (NEXT) da Fundação Oswaldo Cruz  dedica-se ao estudo das tecnologias emergentes e redes e os impactos que sua introdução causam à sociedade. Seu foco é a definição e experimentação de estratégias e metodologias para a introdução dessas tecnologias e de práticas interativas na pesquisa, educação e saúde. Para o grupo, elas revolucionam as práticas de saúde e cabe estudá-las em todos os seus aspectos.

O grupo estrutura suas pesquisas em rede e usa os recursos interativos que se propõe a estudar. Mantém convênios internacionais; implementa a Rede Internet e Saúde e realiza cursos, workshops e eventos. Publica suas pesquisas em periódicos especializados, nacionais e internacionais, e as apresenta em congressos e fóruns acadêmicos. Participa da Coordenação do “Congreso de la Cibersociedad”, realizado na Internet a cada 3 anos, e no Conselho Editorial da revista "Textos de la Cibersociedad". 

Para organizar suas pesquisas, o grupo mantém um Dispositivo de Interação Virtual (DIV) com área institucional, ambiente educativo (Moodle), Wiki (www.next.icict.fiocruz.br/wiki), uma rede social (www.next.icict.fiocruz.br/social) e outros dispositivos, além de comunidades virtuais, entre elas a "Comunidade Virtual na Saúde" com uma centena de participantes. Além dos afazeres estritamente científicos, o grupo desenvolve a implantação de tecnologias interativas no Icict e na Fiocruz e uma incubadora de cursos de EAD. 

Suas linhas de pesquisa enfocam processos e metodologias de inovação; ambientes educativos virtuais; uso de tecnologias interativas na educação, pesquisa e saúde; comunidades, redes sociais, estratégias e metodologias de implantação de tecnologias e práticas interativas no serviço público e no SUS.

Nenhum comentário: