quinta-feira, 24 de março de 2011

Em visita ao Brasil, pesquisadora fala sobre panorama da mídia na Grécia contemporânea

A comunicação de massa na Grécia, especialmente a televisão, bem como uma introdução e debate sobre a interface entre as Olimpíadas e a mídia neste país são alguns dos temas da palestra de abertura da disciplina de Jornalismo Internacional da Escola de Comunicação da UFRJ,aberta ao público, na quarta 30 na UFRJ (Campus Praia Vermelha). A palestrante é a pesquisadora Tessa-Anastasia Doulkeri, professora da Escola de Jornalismo e Comunicação de Massa da Universidade Aristóteles, a maior instituição de ensino superior da Grécia.

A palestra ocorrerá na próxima quarta-feira, 30 de março, às 18h30, e fará um panorama da mídia na Grécia a partir da longa experiência de Doulkeri em universidades e outros centros de pesquisa na Europa (vide perfil da pesquisadora mais abaixo).

O evento, que também conta com um debate, dá inicio à disciplina de Jornalismo Internacional, é gratuita e os inscritos receberão um certificado de participação. Para se inscrever no evento, envie um e-mail para peteco@ufrj.br com seu nome completo e ocupação, com o título do email “Inscrição”. O evento será no Auditório Prof. Manoel Maurício (ao lado do Banco Real), no CFCH, campus da Praia Vermelha da UFRJ.

De passagem pelo Brasil, a pesquisadora grega Tessa Doulkeri leciona comunicação na maior universidade da Grécia, a Universidade Aristóteles, que fica localizada em Salônica, segunda maior cidade da Grécia. Formada em Direito pela Universidade Aristóteles, é Mestre em Sociologia pela Universidade de Sorbonne e em Ciências Políticas e Direito Público pela Universidade Aristóteles. Seu Doutorado é na área de Ciências da Comunicação, também pela Universidade de Sorbonne.

Já trabalhou como consultora na União Europeia (Bruxelas), no Conselho da Europa (Estrasburgo) e na televisão francesa (Paris). Lecionou na Universidade de Atenas como professora assistente. Suas publicações (livros e artigos) dizem respeito a temas diversos como televisão (questões sócio-político-legais), igualdade de gênero, publicidade (comercial e política), as crianças e os meios de comunicação de massa, bem como esportes e mídia.

A disciplina de Jornalismo Internacional é oferecida pelo Programa de Educação Tutorial (PET) da ECO-UFRJ, sob coordenação do prof. Mohammed ElHajji. Ouvintes externos poderão se inscrever neste evento para participar do curso semestral, por meio de formulário que será disponibilizado no próprio local. A disciplina acontece toda quarta-feira do primeiro semestre de 2011, das 19h às 20h, no Núcleo de Imprensa da ECO/UFRJ (Campus Praia Vermelha). Neste semestre, está sendo ministrada pelo doutorando do Programa de Pós Graduação em Comunicação e Cultura da ECO/UFRJ, Gustavo Barreto, com apoio de integrantes do Programa de Educação Tutorial (PET) e do Laboratório de Comunicação Social Aplicada da UFRJ, ambos vinculados à Escola de Comunicação.

Panorama da mídia na Grécia contemporânea

Palestrante: Profa. Dra. Tessa-Anastasia Doulkeri, professora da Escola de Jornalismo e Comunicação de Massa da Universidade Aristóteles, Grécia
Local: Auditório Prof. Manoel Maurício (ao lado do Banco Real), no CFCH, campus da Praia Vermelha da UFRJ
Data: Quarta-feira, 30 de março de 2011
Horário: 18h30
Inscrição: Gratuita. Para se inscrever no evento, envie um e-mail para peteco@ufrj.br com seu nome completo e ocupação, com o título do email “Inscrição”. 
Vagas limitadas.

Um comentário:

Marcos disse...

Olá! Boa tarde!

Gostaria de saber para qual e-mail eu posso enviar sugestões de pauta para vocês. Trabalho fazendo Assessoria de Imprensa nessa área e seria ótimo ter vocês em meu cadastro de veículos de comunicação ligados a Sustentabilidade.

Favor responder através do email: mvanjosbh@gmail.com

Aguardo retorno. Obrigado!

Marcos dos Anjos
Assessor de Imprensa