sexta-feira, 11 de maio de 2012

Fiocruz Amazônia promove ciclo de debates em divulgação científica





O ar que respiramos, a água que bebemos e até nossos pensamentos são provenientes de complexas reações químicas. Então porque algumas pessoas tem tanta dificuldade em entender esse tema? Até Herbert Viana exaltou que “gosto de educação sexual e eu odeio química”.
O jornalismo tem a função de informar a sociedade sobre os mais variados temas, não importando sua complexidade. E a Química é um tema atual, especialmente quando falamos de doenças, meio ambiente e novas tecnologias.
O Museu da Vida (Fiocruz / RJ), por meio do Programa de Educação e Divulgação Científica (PEDC) do Instituto Leônidas e Maria Deane – Fiocruz Amazônia, juntamente com a Sociedade Brasileira de Química (SBQ) e o Ministério da Ciência e Tecnologia trazem o ciclo de debates “A Química em Pauta”. O evento, que faz parte das comemorações do Ano Internacional da Química e do aniversário da Fundação Oswaldo Cruz, e é o primeiro passo do projeto Jornalismo e Ciência na Amazônia que tem por objetivo levar aos profissionais e estudantes de comunicação do Amazonas alguns temas mais específicos, principalmente nas áreas de saúde e ambiente.
O ciclo de debates terá a participação da vice-presidente da SBQ, Claudia Rezende, e de representantes do Museu da Vida, Ufam e Inpa, além da palestra do jornalista Sérgio Brandão, criador do programa Globo Ciência e curador da Mostra Internacional Ver Ciência na TV.
Segundo Julio César Schweickardt, vice-diretor de ensino, comunicação e informação do ILMD a instituição está empenhada em ampliar o debate sobre divulgação científica no Amazonas. “Além dos trabalhos que já realizávamos em difusão da ciência, a implantação da Especialização em Divulgação e Jornalismo Científico em Saúde, em conjunto com a Fundação de Amparo a Pesquisa do Amazonas (Fapeam) foi fundamental e o PEDC é fruto dessas ações”.
Para a Profa. Luisa Massarani, chefe do Museu da Vida e que há 25 anos cobre temas sobre ciência e tecnologia, esse debate é de extrema importância para as novas pautas de ciência que estão surgindo. “Em geral, a gente pensa na Química como algo distante de nossa realidade e uma matéria difícil que todo adolescente precisa enfrentar; este evento visa mostrar que a química tem tudo a ver com nosso cotidiano e rende matérias instigantes para os jornalistas", ressaltou.
O coordenador do PEDC, Fabrício Ângelo, disse que os debates servem para ampliar o conhecimento dos jornalistas sobre temáticas que não fazem parte do dia a dia de uma redação. “Às vezes a informação sobre as ciências exatas ou biológicas pode render uma boa pauta, mas passa despercebida pelos editores que a considera difícil de ser trabalhada por quem não é da área”, disse. Ainda de acordo com Ângelo, o projeto pretende aproximar o comunicador dos pesquisadores, acabando assim com a tensão existente em alguns momentos dessa relação.
O ciclo de debates “A Química em Pauta” acontece no dia 22 de maio no auditório do Instituto Leônidas e Maria Deane.


Serviço
Projeto Jornalismo e Ciência na Amazônia
A QUÍMICA EM PAUTA
  • Onde: Auditório Canoas – Instituto Leônidas e Maria Deane / Fiocruz AmazôniaRua Teresina, 476 – Adrianópolis / Manaus
  • Quando: dia 22 de maio das 09h00 às 17h00
  • A quem se destina: Profissionais de comunicação e áreas correlatas ao tema
Inscrições pelo e-mail eventos@amazonia.fiocruz.br, colocar no Assunto: Química em Pauta e sua formação profissional. Mais informações: 3621-2443

Nenhum comentário: