terça-feira, 12 de maio de 2015

Ministério Público recomenda prisão de garimpeiros em terra indígena

Por Graziele Bezerra, da EBC

O Ministério Público Federal em Rondônia recomendou que a Polícia Federal retire e prenda cerca de 500 garimpeiros da terra indígena Cinta Larga, em Espigão D'Oeste, a leste do estado. Duzentos e cinquenta maquinários e 16 escavadeiras utilizadas na garimpagem ilegal também devem ser retiradas do local.

Na recomendação, o procurador Reginaldo Trindade diz que os índios querem o fechamento do garimpo. Eles alegam que o consumo de bebidas alcoólicas está crescendo na região, inclusive entre os menores de idade. Também há relatos de prostituição, desordens e ameaças à integridade física dos indígenas, tudo por causa do garimpo.

Para o procurador, a atuação da Polícia Federal na reserva é fundamental para evitar confrontos entre índios e garimpeiros.

Em nota a Funai declarou que alguns indígenas concordam com a exploração ilegal, mas a maioria da comunidade é contra o garimpo.

A Fundação informou que monitora o território e incentiva atividades econômicas sustentáveis capazes de gerar renda para os índios, além de colaborar com as bases da polícia federal instaladas no entorno da Terra Indígena Roosevelt e no município de Pimenta Bueno.

Essas bases foram criadas para coibir a exploração ilegal de diamantes e investigar crimes relacionados ao garimpo ilegal.

A reportagem não localizou representantes da Cooperativa dos Garimpeiros de Rondônia. A Polícia Federal informou que não vai se pronunciar sobre o caso.

Nenhum comentário: