quarta-feira, 28 de junho de 2006

Parque Estadual da Pedra Branca faz 32 anos

Rio de Janeiro, 28/06/06

O Parque Estadual da Pedra Branca, a maior floresta urbana do mundo localizada na Zona Oeste do Rio, completou 32 anos de fundação hoje. Para comemorar, o IEF/RJ (Instituto Estadual de Florestas), órgão da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, anunciou a inauguração, no próximo mês, de um novo posto de fiscalização em Vargem Grande. Além dessa guarita, mais um Núcleo de Prevenção a Incêndios Florestais (NuPIF) estará em funcionamento no parque em julho.

A unidade é uma das florestas do estado que mais sofre com os incêndios na vegetação. No último fim de semana, dois balões caíram dentro do parque, na região de Jacarepaguá, e destruíram 50 mil metros quadrados de capim colonião. O fogo só não se alastrou para a Mata Atlântica por causa da ação de técnicos do IEF/RJ, do Corpo de Bombeiros e de voluntários. Em 2005, 70% dos 77 hectares queimados dentro das Unidades de Conservação estaduais encontravam-se no Parque da Pedra Branca e 24 notificações preventivas de incêndio foram aplicadas pelos funcionários do IEF/RJ que trabalham no local. A maior causa dos incêndios são os balões e as queimadas. Atualmente, o parque conta com um NuPIF que fica na sede administrativa na Estrada do Pau da Fome, 4.003, Taquara.

O Parque Estadual da Pedra Branca, com 125 milhões de metros quadrados (12.500 hectares), ocupa 11% do território da cidade do Rio e tem limites com os seguintes bairros: Jacarepaguá, Barra da Tijuca, Recreio dos Bandeirantes, Vargem Grande, Vargem Pequena, Grumari, Guaratiba, Bangu, Campo Grande e Realengo. Hoje, além da sede na Taquara, a unidade possui uma subsede em Camorim, Jacarepaguá, e uma guarita no Rio da Prata, Campo Grande. Até o fim do ano, o IEF/RJ pretende também inaugurar novos postos de fiscalização em Piraquara, Realengo, e Guaratiba.

Fonte: JB

Nenhum comentário: