quinta-feira, 13 de julho de 2006

NUPEM/UFRJ usa ecossistemas de Macaé para capacitar professores

Rio, 13/07/06

Teve início na última segunda-feira e se estenderá até sexta-feira o XVI Curso de Educação Ambiental para Professores de Macaé e Região, realizado pelo Núcleo de Pesquisas em Ecologia e Desenvolvimento Sócio-Ambiental de Macaé (NUPEM/UFRJ). O curso, que foi oferecido pela primeira vez em 1999, já capacitou centenas de professores do ensino fundamental e médio de 15 municípios da região.

Neste XVI curso estão participando além de professores técnicos da Defesa Civil, Corpo de Bombeiros e Secretarias de Meio Ambiente de vários municipios do Norte Fluminense. Sua realização tem sido possível graças a um convênio entre a Petrobrás e a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), denominado Projeto ECOlagoas. Este projeto tem possibilitado a realização de várias outras atividades que têm promovido a conscientização da população com relação às questões ambientais da região.

Durante toda a semana, os mestres tornam-se alunos de professores da UFRJ que ministram suas aulas no próprio ambiente e nas instalações do NUPEM/UFRJ, recentemente inauguradas pela prefeitura de Macaé. Assim, restingas, lagoas, mata atlântica, manguezal, rio Macaé e costão rochoso da Praia dos Cavaleiros, tornam-se salas de aulas privilegiadas, onde são discutidas a sua biodiversidade, como preservá-los, importância destes ecossistemas para os municípios e meios para a sustentabilidade ambiental.

Fonte: JB online

Um comentário:

PATRICIA BEZERRA disse...

Sou professora de biologia e gostaria de fazer esse curso ambiental.Como faço?
Sou de uma rede privada isso tem algo a ver?
Moro no bairro ande fica localizado a NUPEM.
aguardo reposta
paty_oya@yahoo.com.br