sábado, 30 de dezembro de 2006

China usa cobra para prever terremoto

Cientistas chineses dizem que o monitoramento do comportamento de cobras é uma maneira de prever os terremotos dias antes que eles ocorram, afirma uma reportagem do "Independent".

O serviço sismológico de Nanning desenvolveu um sistema de previsão que combina observação de cobras e alta tecnologia. Especialistas monitoram répteis em criatórios locais usando câmeras de vídeo ligadas à internet 24 horas por dia."De todas as criaturas, talvez as cobras sejam as mais sensíveis a terremotos", conta Jiang Weisong, diretor do serviço sismológico de Nanning, na Região Autônoma de Guangxi, no sul do país.

As serpentes pressentem um terremoto a uma distância de 120 km até cinco dias antes de o abalo acontecer, reagindo de uma forma diferente da costumeira. "Quando um abalo está para acontecer, as cobras saem do ninho, mesmo durante o inverno. Se for um terremoto grande, elas podem até bater a cabeça num muro tentando escapar", afirmou Jiang. O município possui um centro de monitoramento de terremotos com cinco estações secundárias remotas, três estações de alerta e 143 unidades de monitoramento animal."Instalando câmeras nos ninhos das cobras, aprimoramos nossa habilidade de prever terremotos. O sistema pode ser estendido para outras partes do país para fazer nossas previsões de terremotos mais precisas", diz Jiang.

"Os agricultores receberam bem as câmeras e a banda larga. Eles podem acessar informações na internet, como técnicas para criar cobras e números da demanda do mercado de cobras", diz.Os sistemas de monitoramento por cobras se provaram populares entre fazendeiros locais e Jiang escreveu uma carta ao governo pedindo verbas para construir mais estações. A maior parte do acesso à internet na China ainda está comprometida após o terremoto. Os tremores revelaram as fragilidades de todo um sistema de cabos no leito marinho na Ásia, que formaram o sistema de informação necessário à explosão da economia local.Em Taiwan, na última terça-feira, duas pessoas morreram quando três prédios caíram devido à série de abalos que atingiu a ilha. Nanning é uma das doze cidades ao longo do país monitoradas por equipamento de alta tecnologia.

Fonte: Folha online

Nenhum comentário: