sexta-feira, 29 de dezembro de 2006

A Honda vai produzir em massa carros movidos à pilha até 2018

A fabricante japonesa de automóveis Honda pretende produzir em massa carros ecológicos movidos à pilha até 2018, segundo um comunicado à imprensa divulgado nesta sexta-feira.
A Honda Motor Co., terceira maior montadora de carros do Japão, planeja iniciar em 2008 no Japão e Estados Unidos a produção de um carro popular movido a hidrogênio.
"Desenvolvendo um novo modelo deste modo (movido à pilha), acredito que esta tecnologia se tornará muito próxima da produção em massa de veículos comuns em 10 anos ou menos", disse o presidente da Honda, Takeo Fukui, em uma entrevista à agência Kyodo News. "Em 2018, acredito que o desenvolvimento (de um carro movido à pilha) estará muito avançado", acrescentou. "Esta será uma possibilidade real em larga escala."

O carro desenvolvido pela montadora líder do mercado representa um grande corte nas emissões de CO2, mas o alto preço de carros como este, estimado em 100 milhões de iens (840.000 dólares) cada, representa uma grande barreira à comercialização de carros movidos à hidrogênio. Os carros movidos à pilha produzem eletricidade através de uma reação química entre o hidrogênio e o oxigênio, resultando em apenas água como produto final. Fukui disse que espera uma grande procura dos consumidores pelo carro movido à pilha da Honda se este for vendido por 10 milhões de iens.
A Honda apresentou anteriormente um modelo batizado de FCX, um carro do tipo sedan conceitual movido àahidrogênio, mas antes que a próxima geração de carros se torne mais comum, Fukui disse que terá que enfrentar alguns desafios tecnológicos. Segundo o presidente da montadora, os desafios incluem como reduzir a quantidade de metais nobres usada nas pilhas, como melhorar o armazenamento de hidrogênio e como produzir hidrogênio a menor custo.

Fonte: IG

Nenhum comentário: