quinta-feira, 28 de dezembro de 2006

Reserva ecológica da Juatinga ganha lancha para fiscalização

Rio

A Reserva Ecológica da Juatinga, em Paraty, administrada pelo IEF (Instituto Estadual de Florestas), órgão vinculado à Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, apresentou, no Porto Real, a lancha que fará a fiscalização da fauna e da flora do local, prevenindo atividades lesivas ao meio ambiente. A lancha foi adquirida através de medida compensatória com a UTE Norte Fluminense e proporcionará reforço nas ações do IEF em toda a Costa Verde.

A lancha, com 28 pés e capacidade para onze passageiros, é um reforço para a outra embarcação, que já faz a fiscalização no Parque Estadual da Ilha Grande. Os investimentos do IEF esse ano para o apoio marí­timo à fiscalização foram grandes. Além das duas lanchas, houve a aquisição de dois barcos de alumí­nio e um bote inflável.

A Reserva Ecológica da Juatinga possui 8 mil hectares de remanescentes florestais de Mata Atlântica, com aproximadamente 10 mil espécies de plantas, restingas, manguezais e costões rochosos. Essa região abriga 12 núcleos de ocupação de populações tradicionais, que se distribuem em trechos ao longo do litoral e vivem de pesca artesanal, agricultura de subsistência e do turismo.

A sede da reserva fica na rua Antônio de França, s/n, Chácara da Saudade, Paraty/RJ e conta com núcleo em Paraty Mirim recentemente reformado.

Fonte: IEF

Nenhum comentário: