quinta-feira, 4 de janeiro de 2007

Empresa de SP começa a retirar dez toneladas de peixes mortos de rio

Dez toneladas de peixes mortos começaram nesta quarta-feira (3) a ser retiradas dos rios Itaim e Tietê, na cidade de Itu, a 103 km de São Paulo. Os peixes ficaram boiando por nove dias na região, desde que as comportas da represa de Pirapora do Bom Jesus foram abertas, no Natal, para escoar o excesso de água provocado pelas chuvas.

Junto com a água, a represa liberou uma mancha semelhante a lodo, que possivelmente se desprendeu do fundo do reservatório. O lodo teria eliminado o oxigênio da água e provocado a morte dos peixes.
A retirada é feita pela Empresa Metropolitana de Águas e Esgoto (Emae), que estima finalizar os trabalhos na sexta-feira (5). O estado de decomposição dos peixes está muito avançado e dificulta a limpeza, segundo técnicos da Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental (Cetesb). Segundo a Emae, no intervalo de nove dias entre a morte dos peixes e o início dos trabalhos de retirada, a empresa providenciou "em caráter de urgência, os recursos necessários para execução dos serviços".

Fonte: Rede Globo/SP

Nenhum comentário: