terça-feira, 27 de fevereiro de 2007

Analgésicos podem aumentar risco de hipertensão

O consumo regular de analgésicos ou antiinflamatórios convencionais, como a aspirina, o paracetamol ou o ibuprofeno, pode aumentar os riscos de hipertensão nos homens, segundo um estudo divulgado na segunda-feira pela revista americana Arquivos de Medicina Interna. O estudo foi realizado com uma mostra de 16 mil homens com idade média de 64,6 anos que não sofriam hipertensão no início do teste, que teve duração de quatro anos.

As conclusões mostram que as pessoas que consumiram paracetamol comercializado sob o nome de Tylenol seis ou sete vezes por semana tinham 34% mais probabilidades de desenvolver hipertensão. Os homens que consumiram regularmente aspirina registraram um aumento do risco de 26%. Os antiinflamatórios sem esteróides, como o ibuprofeno e o naproxeno, aumentam as probabilidades de desenvolver hipertensão em 38%, segundo o mesmo estudo.
Os homens que consumiram pelo menos 15 comprimidos de analgésicos sem esteróides por semana tinham 48% a mais de probabilidades de sofrer de hipertensão em comparação ao grupo de controle que não ingeriu nenhum destes medicamentos, advertem os autores da pesquisa, entre eles John Forman, do Hospital Brigham and Women e da Faculdade de Medicina da Universidade de Harvard.

Estes analgésicos podem inibir a dilatação dos vasos sanguíneos e provocar retenção de sódio, dois fatores que contribuem para disparar a tensão arterial, explicam os médicos. "Os resultados deste estudo corroboram a hipótese de que os analgésicos não esteroidais aumentam por si só o risco de hipertensão", afirmam os coordenadores da pesquisa. "Dado o consumo muito freqüente destes analgésicos e a presença elevada de hipertensão na população, nosso estudo pode ter efeitos significativos na saúde pública e indicar que estes medicamentos devem ser administrados com muito mais prudência", acrescentam. Dois estudos anteriores haviam avaliado a relação entre este tipo de analgésicos e a hipertensão nas mulheres.

Fonte: AFP

Nenhum comentário: