terça-feira, 27 de fevereiro de 2007

OMS: um bilhão sofrem de problemas neurológicos

Quase um bilhão de pessoas sofrem no mundo de problemas neurológicos que vão da epilepsia até o Mal de Alzheimer, segundo um informe da Organização Mundial da Saúde (OMS) publicado nesta terça-feira

Cinqüenta milhões de pessoas têm epilepsia e 24 milhões Mal de Alzheimer e outros transtornos mentais. As enfermidades neurológicas incluem acidentes vasculares cerebrais, dores de cabeça, traumatismos cerebrais, neuro-infecções, escleroses e Mal de Parkinson, segundo o estudo.

A OMS calcula que 6,8 milhões de pessoas morrem todos os anos por causa desses problemas. Segundo a organização, o custo das doenças atingiu na Europa cerca de 139 bilhões de euros. Pessoas de todas as idades, independente do sexo, nível de educação ou rendimentos, estão afetadas em todo o mundo, mas o acesso aos tratamentos é muito desigual, segundo a OMS. "Na África, quase nove em cada dez pessoas que têm epilepsia não recebem tratamentos", lamentou a diretora-geral da organização, Margaret Chan, em um comunicado. A OMS quer integrar os cuidados neurológicos aos tratamentos primários, que para os doentes de muitos países são o único acesso à medicina.

Fonte: Terra

Nenhum comentário: