quarta-feira, 7 de março de 2007

Poluição estimula formação de tempestades



Grupo coordenado por Mario Molina, ganhador do Nobel de Química de 1995, conclui que poluição promovida pelo homem causa mudanças no padrão de formação de nuvens convectivas profundas (foto: poluição sobre o leste da China - divulgação)

Mais uma amostra do efeito danoso da poluição promovida pelo homem acaba de ser destacada. De acordo com um grupo de cientistas de diversas instituições dos Estados Unidos, a poluição produzida na Ásia altera a química da atmosfera e causa mudanças no padrão de tempestades no continente, que acabam influindo em todo o clima do hemisfério Norte.


O estudo foi feito por um grupo coordenado por Mario Molina, do Departamento de Química e Bioquímica da Universidade da Califórnia em San Diego. Nascido na Cidade do México, Molina ganhou o prêmio Nobel de Química em 1995 por pesquisas com a camada de ozônio. Os resultados da pesquisa serão publicados esta semana no site e em breve na versão impressa dos Proceedings of the National Academy of Sciences (Pnas).

Nas últimas décadas, análises feitas a partir de imagens obtidas por satélites revelaram um aumento nos aerossóis atmosféricos, especialmente sulfatos e fuligem derivada da queima de carvão, particularmente na Índia e na China. Os aerossóis influenciam na formação e duração de nuvens e na precipitação, mas não se sabe qual é a extensão dessa ação. No novo estudo, os pesquisadores analisaram dados atmosféricos colhidos entre 1984 e 2005 e verificaram a relação entre a emissão de poluentes na Ásia e a formação de nuvens convectivas profundas. O resultado foi o aumento no número de tempestades intensas. Comparação com nuvens convectivas profundas entre dois períodos, 1984 a 1994 e 1994 a 2005, mostrou que o aumento nesse tipo de nuvens ficou entre 20% e 50%.

O estudo destaca que as tempestades no Pacífico têm papel crítico na circulação atmosférica global e que a alteração em seu padrão pode promover um impacto significativo no clima do planeta. O artigo Intensification of Pacific storm track linked to Asian pollution, de Mario Molina e colegas, pode ser lido por assinantes da Pnas em www.pnas.org.

Fonte: Agência Fapesp

Nenhum comentário: