quinta-feira, 26 de abril de 2007

Lula fecha acordo de biocombustíveis no Chile

Objetivo é formar parcerias entre empresas brasileiras e chilenas. Em entrevista, Lula prega moeda única para o Mercosul em quatro anos

Brasil e Chile fecharam um acordo para a pesquisa e produção de biocombustíveis. O objetivo é que os dois países pesquisem juntos novas formas de obtenção de etanol e biodiesel e que empresas brasileiras e chilenas formem parceiras no setor. Além da questão dos biocombustíveis, as duas nações também se comprometeram a trabalhar juntas na reconstrução do Haiti e no combate à fome na América Latina. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que está no Chile, vai se encontrar nesta quinta-feira (26) com empresários que participam do Fórum Econômico Mundial na capital do país, Santiago. Depois, ele se encontra com a presidente chilena, Michelle Bachelet. Em entrevista a órgãos de imprensa, Lula disse que quer criar uma moeda única para os países-membros do Mercosul. O presidente afirmou que as negociações para um intercâmbio comercial com a Argentina, usando as moedas dos dois países, é o primeiro passo para a criação de um Banco Central comum na região.

Visita à Argentina

Depois de se encontrar com a líder chilena, o presidente brasileiro segue para a Argentina, onde deve debater com Néstor Kirchner a criação do Banco do Sul, um projeto de US$ 7 bilhões capitaneado pelo venezuelano Hugo Chávez. A Argentina apóia o banco, que também tem o apoio da Bolívia e da Venezuela. O Brasil, porém, resiste à idéia - a proposta de Chávez é que cada Banco Central use metade de suas reservas para capitalizar o Banco do Sul. O objetivo do venezuelano com o Banco do Sul é reduzir a dependência da região de empréstimos do Banco Mundial e do Fundo Monetário Internacional (FMI). Entretanto, a idéia inicial era que o Banco do Sul fosse uma instituição de fomento, concedendo empréstimos a negócios sul-americanos.

Fonte: Globo.com

Nenhum comentário: