quinta-feira, 24 de maio de 2007

Poluição 'eleva casos de câncer na China'

Água poluída é despejada no rio Yangtze, vinda de um riacho na província de Jiangsu, China
A poluição da água e do ar é a principal razão do aumento dos casos de câncer na China, segundo fontes oficiais ouvidas pelo jornal estatal chinês China Daily.

Um estudo do ministério da Saúde da China divulgado nesta segunda-feira conclui que o número de mortes por câncer aumentou em 21% no ano passado o que a doença é a que mais mata na China. "A principal causa por trás do aumento das mortes por câncer é que a poluição da água e do ar está ficando pior a cada dia", disse o pesquisador da Academia Chinesa de Ciências Médicas, Chen Zhizhou. O ministério pesquisou 108 municípios em todo o país. O aumento de casos de câncer nas cidades foi de 19% e nas áreas rurais chegou a 23%.
Após o câncer, as doenças que mais resultam em óbitos nas áreas urbanas da China são acidentes vascular-cerebrais e crises cardiovasculares.

Províncias

Apesar de o governo não ter divulgado números absolutos para as mortes causadas por câncer no país em 2006, há informações por regiões. Entre as áreas mais afetadas pelo câncer está a província de Jiangsu, no leste da China. Nove das 30 cidades em que mais se morre de câncer estão lá e segundo as autoridades locais a razão seria a água contaminada. "Por causa da água poluída Jiangsu tem 12% dos casos de câncer do país", disse o vice-diretor do departamento de obras da região, Xu Xuejun ao jornal South China Morning Post. Segundo Xu, mais de 13,67 milhões de pessoas em Jiangsu sofrem com a escassez de água potável. "Em algumas amostras foram encontradas mais de 468 substâncias nocivas e 93 cancerígenas", afirmou Xu. A cada ano aproximadamente 120 mil pessoas morrem de câncer na província de Jiangsu.

Fonte: BBC Brasil

Nenhum comentário: