quinta-feira, 24 de maio de 2007

Pós-graduação em Clima e Ambiente está com inscrições abertas

O Programa Interinstitucional de Pós-Graduação em Clima e Ambiente - um convênio entre o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCT) e a Universidade do Estado do Amazonas (UEA) - está com as inscrições abertas até o dia 13 de junho. São oferecidas 15 vagas para mestrado e 10 para doutorado.

É o primeiro programa, em nível de doutorado, no Brasil, aprovado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior do Ministério da Educação (Capes/MEC), com a temática interação clima e meio ambiente amazônico: modelagem do sistema climático, impacto das mudanças climáticas no funcionamento ecológico dos biomas e impacto das mudanças nos usos da terra no clima. Um dos objetivos centrais do programa é consolidar uma política de pós-graduação na UEA, e, também, fortalecer a política de ciência e tecnologia do estado do Amazonas. Os interessados em participar do processo seletivo devem ter formação em cursos das áreas das Ciências Exatas e da Terra (Meteorologia, Física, Matemática, Estatística, Química, Ciências da Computação, Geologia, Oceanografia, Direito Ambiental e outras formações afins); de Engenharia (Agronômica, Florestal, Elétrica, Civil, Mecânica, dentre outras) e das Ciências Biológicas, incluindo Ecologia.

Os procedimentos de seleção para ingresso no mestrado serão classificatórios e realizados em duas etapas. Uma será a análise do dossiê de inscrição e a outra a de aproveitamento no curso de nivelamento, que terá duração de quatro semanas, com início em julho. Para o doutorado também haverá análise de currículo e entrevista. Caso seja necessário será recomendado que o candidato participe do curso de nivelamento.

As inscrições devem ser feitas na Secretaria da Coordenação do Programa, situada no Centro de Estudos Superiores do Trópico Úmido, no prédio da Reitoria da UEA, das 9h às 12h. A documentação necessária está disponível nos sítios: www.inpa.gov.br ou www.uea.edu.brMais informações pelos telefones (92) 3236-8569 e (92) 3643-3636 ou pelos e-mails: http://cestu@uea.edu.br e http://cliamb@inpa.gov.br.

Fonte: Inpa

Nenhum comentário: