terça-feira, 30 de outubro de 2007

Inpa encerra curso de ‘Manejo Florestal e Monitoramento’

O Laboratório de Manejo Florestal da Coordenação de Pesquisas em Silvicultura Tropical (CPST) do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCT) e a Fundação Djalma Batista promovem nesta quarta-feira (31), em Manaus (AM), o encerramento do curso "Manejo Florestal e Monitoramento", coordenado pelo pesquisador da CPST, Niro Higuchi.A atividade foi direcionada a pesquisadores e técnicos de centros e instituições de pesquisas da Colômbia, com o objetivo de aumentar a capacidade de coletar e processar dados necessários para implementar o manejo de florestas nativas. As aulas foram realizadas no Laboratório de Informações Geográficas (Siglab) e na Estação de Silvicultura Tropical, na ZF-2, ambos pertencentes ao Inpa.

Durante o curso, os participantes tiveram a oportunidade de conhecer sobre: ecologia para o manejo florestal: biodiversidade, dinâmica e sucessão florestal, análise de dimensões e ciclagem de água e nutrientes; estatística para o manejo florestal: organização de dados, medidas descritivas, distribuição amostral da média; manejo florestal: tipos florestais da Amazônia, convenções internacionais, legislações brasileiras, inventário florestal contínuo, alometria e exploração florestal.

Desenvolvido pelo Inpa com o apoio o financeiro da Agência de Cooperação Internacional do Japão (Jica), o curso é um desdobramento do projeto de longa duração Jacarandá, que tem como objetivo recuperar áreas degradadas da Amazônia. Depois do Brasil, a agência de fomento japonesa está financiando projetos de pesquisas na Colômbia. Como a experiência com o Inpa foi bem sucedida, a Jica convidou o Instituto brasileiro para ministrar o curso.

Serviço

Curso Manejo Florestal e Monitoramento

Dia: quarta-feira, 31 de outubro de 2007

Local/horário: às 16h, biblioteca do Inpa, em Manaus (AM)

Nenhum comentário: