terça-feira, 27 de novembro de 2007

Secretário-executivo anuncia vencedores do Prêmio Chico Mendes

Lucia Leão

José Carlos dos Reis Meirelles Júnior foi o vencedor da categoria Liderança Individual do VI Prêmio Chico Mendes de Meio Ambiente, edição 2007, concedido pelo Ministério do Meio Ambiente em reconhecimento ao trabalho que o indigenista realiza, há quase vinte anos, junto às comunidades indígenas do Acre e que culminará, até o final de 2008, com a regularização das áreas indígenas dos Kampa e povos isolados do Rio Envira, Alto Tarauacá e Riozinho do Alto Envira.

Os outros vencedores foram a Associação Ashaninka do Rio Amônia Apiwtxa, do Acre, na categoria Associação Comunitária; a Associação de Certificação Socioparticipativa da Amazônia, também acreana, premiada na categoria Organização Não-Governamental; a Ecoban Agroindustrial Ltda, beneficiadora de castanha-do-brasil que atua em Alta Floresta (MT), premiada na categoria Negócios Sustentáveis; e a OSCIP Associação de Defesa Etnoambiental Kanindé, de Porto Velho (RO), premiada na categoria Ciência e Tecnologia pelas pesquisas sobre o potencial de recursos naturais em terras indígenas.

O prêmio na categoria Arte e Cultura foi para os documentários John Adrian Cowell, Vicente Silvério Rios e Stella Oswaldo Cruz Penido, que registraram em película os principais momentos da Amazônia desde 1958 - inclusive os três últimos anos de vida do líder seringueiro Chico Mendes - e construíram o maior acervo cinematográfico sobre a natureza e homem da região, hoje sob a guarda da Universidade Católica de Goiás.

O anúncio do prêmio foi feito na manhã desta terça-feira (27) pelo secretário-executivo do MMA, João Paulo Capobianco, na abertura da 88ª reunião plenária do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama). "A cada ano esse prêmio ganha mais importância para o Ministério do Meio Ambiente porque constatamos que ele está cumprindo o seu papel de fortalecer essas pessoas e essas iniciativas. Segundo o secretário, são lideranças e trabalhos excepcionais que, quando reconhecidos, conseguem ampliar seu campo de atuação e se multiplicar. É um instrumento muito forte e eficiente para a política de desenvolvimento sustentável da Amazônia", constatou Capobianco, parabenizando os vencedores. O Ministério do Meio Ambiente selecionou 18 iniciativas - três em cada uma das seis categorias - entre mais de 600 inscrições. Todos os vencedores serão diplomados na festa de premiação, dia 5 de dezembro, com o show do cantor Almir Sater. Os primeiros colocados receberão ainda prêmio em dinheiro no valor de R$ 20 mil cada.

Fonte: MMA

Nenhum comentário: