sexta-feira, 7 de dezembro de 2007

Ibama aprova plano de manejo para retirada das garças de Noronha

O Ibama em Pernambuco aprovou nesta ontem (6) o Plano de Manejo para redução da população de garça-vaqueira (Bubulcus ibis), em Fernando de Noronha. A espécie é invasora, exótica, e está causando uma série de problemas ao meio ambiente do Arquipélago. A garça gera competição por sítios reprodutivos com aves nativas, e tem se alimentado de mabuyas, lagartixa endêmica, isto é, que só existe em Noronha. Além destes problemas, a garça-vaqueira também é um risco a aviação, uma vez que já foram registrados uma série de incidentes com aviões na Ilha.

Os técnicos da Universidade Federal Rural de Pernambuco constataram ainda que algumas garças estão infectadas com Salmonella spp, que pode ser transmitida até para os homens. Em função destes fatos, a decisão tomada foi reduzir os números destes animais, que tem população estimada em 600 indivíduos. O trabalho vai ser executado pela Administração da Ilha e prevê, entre outras ações, capturar e abater 90% das garças. Para isso será utilizada a prática da eutanásia, o que evitará o sofrimento dos animais. Também serão realizadas ações para reduzir condições para alimentação e reprodução da espécie em Noronha.

O Plano de Manejo indica que deve ser feita a substituição da vegetação existente na região do Aeroporto de Fernando de Noronha. O Governo do Estado deve também fechar, com telas, a área de recebimento e manuseio do lixo na Usina de Compostagem num prazo de 90 dias.

Fonte: Ibama

Nenhum comentário: