quinta-feira, 15 de maio de 2008

Ministro abre encontro voltado para o Semi-Árido

O ministro da Ciência e Tecnologia, Sergio Rezende, participa, amanhã (16), às 9 horas, da abertura do 2º Fórum do Programa Comunidades Coep Semi-Árido: Organização Comunitária, Geração de Trabalho e Renda, Educação e Cidadania, Inclusão Digital e Convivência com o Semi-Árido. O evento prossegue até domingo (18), em Itamaracá, na região metropolitana do Recife (PE).

ÇParticipam do encontro lideranças de 38 comunidades do semi-árido do Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas e Sergipe, professores e alunos das universidades integrantes do projeto Universidades Cidadãs (Universidades federais do Piauí (UFPI), Rural de Pernambuco (UFRPE), de Campina Grande (UFCG), do Rio Grande do Norte (UFRGN), de Sergipe (UFSE) e Universidade Regional do Cariri (URC)), além de equipes de campo e de coordenação do Coep.

O Programa Comunidades Coep Semi-árido surgiu da conjugação de diversos projetos de desenvolvimento comunitário executados pelo Coep, desde 1999, no Semi-Árido nordestino.
Atua em cinco eixos principais: organização comunitária; geração de trabalho e renda, por meio da produção de algodão ou mamona e da caprino-ovinocultura; educação e cidadania; inclusão digital e convivência com o semi-árido. Busca o desenvolvimento humano e socioeconômico, por intermédio do estabelecimento de parcerias com as comunidades e de sua participação ativa no processo.

A execução do Programa tem a parceria das Companhias Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf), Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCT), Coppe/UFRJ, Eletrobrás, Embrapa, Financiadora de Estudos e Projetos (Finep/MCT), Programa Gesac/Ministério das Comunicações, Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e Cooperativismo do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e da Assessoria Especial de Mobilização Social da Presidência da República.

Serviço:

Abertura do 2º Fórum do Programa Comunidades Coep Semi-Árido: Organização Comunitária, Geração de Trabalho e Renda, Educação e Cidadania, Inclusão Digital e Convivência com o Semi-Árido.

Dia: 16 de maio de 2006

Horário: 9 horas

Local: Auditório do Orange Praia Hotel - Rodovia PE 01 - Av. do Forte, 3590 B - Forte Orange - Ilha de Itamaracá (PE).

Fonte: MCT

Nenhum comentário: