quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

Minc defende zoneamento agroecológico da cana-de-açúcar

O ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, defendeu há pouco o zoneamento agroecológico da cana-de-açúcar, argumentando que o etanol brasileiro tem inimigos no exterior por causa de questões ambientais. "O mercado internacional é muito sensível à questão ambiental", alertou.
Ele participa de audiência pública na Comissão da Amazônia, Integração Nacional e de Desenvolvimento Regional para discutir o Projeto de Lei 6077/09, do Poder Executivo, que regulamenta o Zoneamento Agroecológico Nacional da Cana-de-açúcar e restringe o plantio no território nacional.
O projeto proíbe a expansão do plantio de cana-de-açúcar na Amazônia, no Pantanal e na bacia do Alto Paraguai. Também proíbe a supressão, em todo o território nacional, de vegetação nativa para expandir esse cultivo.


Mercado exigente
Segundo o ministro, o mercado externo está ficando cada vez mais exigente, criando barreiras por questões ambientais, e quem não se adequar vai ficar fora. No entanto, afirmou o ministro, o Congresso Nacional poderá aperfeiçoar o projeto.

No caso da Amazônia, Carlos Minc disse que o Ministério da Agricultura prevê a produção de dendê, que é mais apropriado, segundo a Embrapa, em termos de solo.

Fonte: Agência Câmara

Nenhum comentário: