quinta-feira, 7 de outubro de 2010

FAS e Imazon capacitam rede de monitores do desmatamento nas reservas

Convênio entre as instituições estabelece que o desmatamento nas UC´s do Bolsa Floresta será monitorado através do sensoriamento remoto e também em atividades de campo

Por Monick Maciel, da Fundação Amazonas Sustentável

O Imazon capacitou membros da equipe da Fundação Amazonas Sustentável (FAS) em introdução a geotecnologia com o intuito de utilizar uma ferramenta de coleta de dados para validar o monitoramento do desmatamento dentro das unidades de conservação atendidas pelo Programa Bolsa Floresta.


O treinamento foi realizado na comunidade do Tumbiras, localizada na Reserva de Desenvolvimento Sustentável do Rio Negro (Iranduba/AM), durante os dias 2 e 3 deste mês. O coordenador de Geoprocessamento de Dados da FAS, Rafael Valente, explica que a iniciativa faz parte de um convênio entre FAS e Imazon, no qual está estabelecido que o desmatamento nas UC´s do Bolsa Floresta será monitorado através do sensoriamento remoto e também em atividades de campo.

“Nós estamos fazendo a classificação do desmatamento através da avaliação das imagens de satélite, utilizando o conhecimento do Imazon e indo a campo com a equipe da FAS para validar o que vemos através das imagens de satélite”, afirma Valente.

Esse foi o primeiro treinamento. A partir dele, funcionários da FAS receberão um equipamento de coleta de dados com o sistema operacional “andróide” (Google), que funciona através de telefonia celular. Os dados coletados em campo serão repassados pela equipe, através da internet, para alimentar a base de dados do PBF corrigindo possíveis imperfeições das imagens de satélites.

De acordo com Rafael Valente, o Imazon tem essa produção desenvolvida em Paragominas (PA), com o cadastro rural das propriedades do município. O que promoveu resultados na redução do desmatamento muito positivos.

No total, 16 pessoas participaram do treinamento. Além de membros da equipe da FAS, quatro pessoas do Centro Estadual de Unidades de Conservação (Ceuc), responsável pela gestão das unidades de conservação, também foram capacitados. Além do comunitário Roberto Brito, presidente da comunidade do Tumbiras. O técnico do Imazon responsável foi Eron Martins.

Para Rafael Valete, a parceria entre FAS e Imazon aumenta a sensibilidade do monitoramento das imagens de satélite, porque sairá do Prodes (sistema via satélite) e vai para uma resolução mais compatível com a realidade ribeirinha. “Teremos um retorno do campo com uma agilidade muito grande, sempre verificando se os dados estão em conformidade com os satélites, vamos conhecer melhor a dinâmica da realidade da reserva”, ressalta.

O coordenador da FAS na regional Solimões, Rosival Dias, afirma que com a capacitação do Imazon, a equipe da FAS está mais preparada e compreendendo melhor como funciona a dinâmica do monitoramento. “O investimento que a FAS está fazendo na capacitação da equipe e em equipamento vão nos emponderar para o monitoramento do desmatamento, assim como de outras atividades da FAS, inclusive os investimentos, já que o questionário é bem completo”, diz.

Nenhum comentário: