quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Pesquisa sobre clima e saúde será apresentada no Japão

Cristiane d'Avilla do Icict

O pesquisador do Laboratório de Informação em Saúde Christovam Barcellos, vice-diretor de Pesquisa, Ensino e Desenvolvimento Tecnológico do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz), apresentará, no Fórum Global sobre Urbanização e Saúde, da Organização Mundial de Saúde (OMS), os resultados da pesquisa "Fatores de vulnerabilidade relacionados às variações climáticas em Manaus". O fórum acontecerá de 15 a 17/11, em Kobe, no Japão.

Com o objetivo de identificar possíveis relações entre mudanças nos regimes dos rios e doenças relacionadas à água, promover o debate intersetorial sobre clima, vulnerabilidade e saúde e identificar atores sociais e estratégias para implementar planos de adaptação às mudanças, os pesquisadores da equipe de Barcellos selecionaram Manaus como "sítio sentinela", lugar crítico em que se observou, em 2010, estreita relação entre o regime dos rios e o aparecimento de casos de malária, hepatite, leptospirose e salmonelose.

Barcellos é também coordenador do Observatório de Clima e Saúde, projeto em desenvolvimento desde maio de 2009 pelo Icict, em parceria com a Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (Ensp/Fiocruz), fruto de uma solicitação do Ministério da Saúde (MS) e da Organização Panamericana de Saúde (Opas). O observatório identifica e analisa situações, tendências e padrões climáticos e as condições de saúde das regiões brasileiras, fornece informações aos sistemas nacionais de alerta, acompanha as situações de emergência associadas a eventos climáticos e observa as relações entre mudanças ambientais e clima, bem como seus efeitos sobre a saúde da população. Em dezembro próximo será lançado uma versão preliminar do site do projeto, em Belém.

Nenhum comentário: